segunda-feira, 8 de abril de 2013

minha hipótese estudantil para CA

Assistindo a uma entrevista que a Leila Sterenberg fez hoje sobre HPV, lembrei da minha hipótese para a origem do câncer que já citei em outro post.

Quando acadêmico notei uma semelhança entre o câncer causado pelo fumo e o câncer do colo uterino.

E sem saber, na época, utilizei o raciocínio epidemiológico.

Pensei: a fumaça do cigarro tragada produz uma irritação (uma agressão) que leva o organismo a fazer uma reação de defesa – o epitélio de ciliar se estratifica.

No colo do útero se bem me lembro acontecia algo semelhante o epitélio cilíndrico do canal se estratificava com a agressão (agentes nocivos)

Estudando sistema epidemiológico e doenças auto-imunes (voltava ao livro de patologia Robins para ler e reler) parece que descobri que havia uma célula que destruia (comia) células defeituosas. (hoje uma vaga lembrança)

Então parece que o meu raciocínio foi o seguinte: com a agressão continuada e com a resposta inflamatória que este estímulo levava o organismo a produzir, poderia haver a produção de uma célula defeituosa que escapasse a destruição e assim, essa célula que escapasse originaria o câncer.

Em uma linguagem mais simples: imagine uma fabrica produzindo um determinado produto. Quanto a maior for a produção, isto é, o número de produtos, maior será a chance de algum sair defeituoso. E se esta fábrica tem alguém responsável por averiguar os defeitos, quanto maior for o número de produtos, maior será a chance de um produto escapar, isto é, passar sem ser identificado como defeituoso.

Então em suma é isso: o câncer seria causado em consequência de uma resposta inflamatória a um agente agressivo continuado que levou a uma produção de uma célula defeituosa que escapou da fiscalização e destruição daquelas células responsáveis por isso. (essa era a minha hipótese)

Agora, melhorando aquela hipótese: o câncer seria consequência de estímulos agressivos crônicos que podem ser continuados (fumo) ou intermitentes (se expor ao sol na praia, doenças sexuais repetitivas)

Esses fatores agressivos podem não ser únicos, podem se somar a outros agentes agressivos e a infecções diversas. Pense em uma mulher que tem doenças sexuais repetitivas, ela provavelmente tem um menor cuidado de higiene que outras, talvez tenha contato com parceiros que tenham menor cuidado higiênicos, pode viver em uma região com menor acesso a água que propicia a limpeza dos genitais,…

Essas células que destruiriam a célula defeituosa precisam de nutrientes para serem produzidas, e provavelmente são produzidas em menor quantidade. Assim, infecções repetidas aumentam as chances da produção de células defeituosas e pode levar ao número destas, em algum momento, ser maior do que o número das células necessárias para destruí-las  e assim conseguir escapar.

Acredito que você tenha pescado do texto acima, que a desnutrição, que a pessoa viver em locais onde tenha dificuldade de acesso a uma nutrição adequada, pode levar a uma diminuição na produção dessas células combatentes da célula defeituosa, de modo que a desnutrição pode se somar com a falta de água, falta de higiene,… como um fator.

Na época que estudei o câncer de colo era mais frequente no nordeste, pensei nas condições: dificuldade de acesso a água e dificuldade de acesso à educação, às informações de saúde, (higiene, limpeza inadequada dos genitais por falta d'água ou de informação – em ginecologia a gente aprende que a mulher deve usar o papel higiênico de baixo para cima, da frente para trás de modo a não contaminar a vagina e evitar infecções), desnutrição consequente a pobreza, a seca,… perceba que os fatores se somam. Tanto fatores agressivos que produzem a resposta inflamatórias como fatores que dificultaram a produção das células de defesa – falta de acesso aos nutrientes adequados.

Minha ideia inicial era colocar esse post junto com o outro onde citei esta hipótese, mas para fazer isto teria que mudar a data do post como se ele fosse um post antigo. Resolvi não fazer isto, pois não sei como estão as coisas na descoberta do câncer e se esta hipótese já foi aventada por alguém poderia levar a vocês a acharem que eu a estou colocando aqui para me gabar, querendo roubar a teoria de alguém.

COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE, EU NÃO ESTOU ENSINANDO MEDICINA A NINGUÉM, POR ISSO NÃO USE OS CONHECIMENTOS DESTE BLOG PARA RESPONDER QUESTÕES DE PROVAS, EXCETO SE VOCÊ TIVER APRENDIDO NAS SUAS AULAS COM OS SEUS PROFESSORES. EU PROCURO MOSTRAR A VOCÊ COMO APRENDER MEDICINA OU COMO ESTUDAR.

Lembrei que existe um período de tempo (2 anos quando estudei) que se aconselhava como intervalo entre um parto e outro. Isso porque a gestação pode funcionar, quando em intervalos curtos, como um agente parasita que retira nutrientes necessários à mulher para dá-los aos fetos. Assim a mulher pode sofrer danos com gravidezes repetidas em intervalos curtos.

Pense em uma mulher que tem 5, 6, 7, 8, … filhos
Perceba que essas mulheres geralmente são pobres, não tiveram acesso a escola, não têm acesso a serviços médicos,…
Sendo pobre, vive em moradias com deficiências: água potável, esgoto,…
Sem educação essa mulher tem dificuldade de compreender as informações sobre higiene, alimentação adequada,… isto quando estas chegam a ela.
Sendo pobre tem dificuldade de comprar alimentos e por não ter acesso a educação pode comprar os alimentos que não suprem as suas necessidades nutricionais,…
A multiplicidade de partos normais pode causar lacerações do colo do útero e expor a mucosa do canal do colo aos germes da vagina.
Esses múltiplos partos em curtos espaços de tempo entre um e outro é mais um fator que pode estar exaurindo essa mulher, diminuindo as suas defesas,…
Essa mulher provavelmente se relacionará com homens que também tem menos acesso a informações de higiene e saúde e que talvez pouco se preocupem com a limpeza adequada dos seus genitais, levando assim uma variedade de fatores agressivos para dentro da vagina
As pessoas em geral pensam apenas em agentes etiológicos, mas a sujeira pode causar agressões pelo atrito
Perceba que existem uma variedade de fatores que estão agindo nessa mulher e que a levam a ter infecções sucessivas e/ou crônicas. Você poderia se pensar um pouco mais até descobrir outros.
Aí, quando você ouvir que determinados tipos de HPV estão associados com câncer de colo. Duas perguntas você poderia fazer:
1 – esses tipos são mais virulentos e por isso levam a uma resposta orgânica mais intensa e consequentemente aumentando as chances da produção de uma célula defeituosa?
2 – ou simplesmente ele é endêmico de uma região onde existem mulheres com uma série de fatores predisponentes que preparariam o “terreno” para o aparecimento do câncer.

Uma coisa eu gostaria que ficasse claro: eu não saí intencionalmente pesquisando uma causa para o câncer. “ô, vou estudar pra descobrir a causa do câncer e me tornar famoso, ganhar o Nobel,…”
Não, o que aconteceu foi que eu estava tendo aulas de doenças auto-imunes e por isso voltei ao livro de patologia para estudar mais a fundo o sistema imunológico e as reações inflamatórias. E como eu já fazia obstetrícia e gostava, na época eu acho que já queria fazer ginecologia, assim eu pude fazer a associação.
Eu não saí estudando intencionalmente com a intenção de descobrir uma hipótese que explicasse a origem do câncer. Eu simplesmente fiz uma associação, usando um raciocínio epidemiológico embrionário que já existia em mim.