O AVIÃO


Vocês já pararam para pensar um pouquinho em como seria o mundo se o avião não tivesse sido inventado?
O avião possibilitou a integração do mundo por encurtar as distâncias. Viagens que levavam semanas passaram a ser feitas em horas.
Quantas empresas de turismo, quantos hotéis, quantos estabelecimentos comerciais foram criados e lucraram por causa do aumento do turismo?
Quantos industriais e comerciantes começaram a pensar em expandir os seus negócios para outros países, pois agora, com o tempo menor das viagens, se sentiam mais seguros em poder ficar de olho no gerenciamento de seus empreendimentos?
Quantas pessoas deveram e devem seu ganha pão, apenas porque o avião foi inventado?
Voltem ao passado por um pequeno instante e olhem a sua volta: carruagens puxadas a cavalo, homens montados a cavalo,... e o 14 o Bis dando o seu primeiro voo.
Sim, olhem para o 14 Bis, aquele “atraente” mais pesado que o ar, alçando voo por alguns poucos instantes.
Olhem para o assombramento daqueles a sua volta e voltem para o Brasil e ouçam o que provavelmente se falava.
“eu, voar naquela coisa! Foi brasileiro que fez, deve cair. Se Deus quisesse que o homem voasse, teria lhe dado assas.” E por aí vai, dessas asneiras pra pior.
Mas agora se pergunte: quanto você acha que nós da modernidade pagaríamos para que o avião fosse inventado e pudesse assim encurtar as distâncias e aumentar o número de empregos nas mais diferentes áreas?
Volte ao passado e se pergunte: quanto aquelas pessoas ignorantes pagariam para que o avião fosse inventado? Quanto elas pagariam para que o homem fosse a lua?
“Ir a lua pra quê? Que desperdício de dinheiro. Tanta gente passando necessidade.”
Mas quantas coisas só aconteceram porque o homem foi ao espaço.
O futuro já é hoje, e muitas coisas se fazem necessárias.
Vejo jornais especializados na área de saúde, voltado para médicos e enfermeiros que passarão a ler sobre novas conquistas da área médica, artigos científicos traduzidos, novos serviços de saúde em tais hospitais,...
Vejo canais de televisão e/ou programas voltados para a área médica.
Vejo cada vez mais campanhas de saúde sendo realizadas e necessitando de pessoas com conhecimento na área médica para poderem levá-las adiante. Se a pessoa já tem conhecimento na área o tempo de treinamento passa a ser mínimo e talvez até zero. Economizando-se fortunas de dinheiro público.
Vejo pessoas mais bem preparadas prestando auxílio à enfermagem.
Vejo... e sequer consigo imaginar quão longe pode chegar o “avião” pensado por mim e colocado em (8 anos? Nãããoooo...), nesse blog e em meus livros.
Vejo pessoas sequer conseguindo enxergar esse “avião”.
Assim como eu não via como a nossa língua portuguesa é tão evoluída.
Das línguas ocidentais ela parece ser a mais evoluída.
Já perceberam como ela é tão próxima da matemática – linguagem universal?
1
1e2 = 12
1e2e3= 123
No português o processo é semelhante. Junta uma letra com outra e formamos uma sílaba: b com a igual a ba.
Juntando três letras, formamos uma sílaba: b com r e a forma bra.
Consoantes com vogais formam sílabas.
E se fizermos um joguinho poderemos pescar sílabas diversas e inventar palavras.
Esse joguinho não me parece possível no inglês, nem no francês, nem no espanhol.
Mas é uma pena que ela pertença a um povo que parece acreditar sempre que a mulher do vizinho é melhor que a sua.
Já ouvi dizer que os portugueses estão evoluindo para não pronunciarem as vogais das palavras.
Que tristeza. Que vergonha! A língua mais evoluída do ocidente e tão desprezada.
Eu tinha a ideia de escrever um livro (Evolution) que começaria assim:
Voce (palavra em francês) (palavra em inglês) (palavra em russo)...
E assim repetiria umas cinco frases colocando dentro de uma mesma frase em português diversas palavras de diferentes línguas que comporiam a frase de alguém muito adiante no futuro tentando se comunicar com alguém do presente.
Mas hoje, depois de perceber o quanto a língua portuguesa é tão evoluída, me envergonho desse pensar e acho que ela merecia um povo que a tratasse melhor e que soubesse preservá-la, pois ela é a língua ocidental mais evoluída. E no meu modo de ver é um patrimônio da humanidade.
Quando eu leio inglês, eu percebo, no meu pobre conhecimento da língua inglesa, que é como se algumas vezes faltasse aquelas pequenas palavrinhas que conectam uma palavra com outra ou uma frase com outra. É como se houvesse lacunas na frase. Como se estivesse faltando alguma palavrinha na frase. Mas isso provavelmente sequer é percebido pelos nativos da língua inglesa.
Há vários anos percebendo a dificuldade de uma pessoa passar no vestibular para medicina e vendo a sua insistência em continuar tentando, convidei-a para vir passar as férias aqui no Rio para eu lhe dar dicas, pois achava que ela não estava sabendo estudar.
Eu ia sentar com ela e fazer uma prova de vestibular, mostrando a ela como estudar por provas.
Na época eu era recém-formado e ainda me lembrava das dicas. Hoje, já se passaram tanto tempo e eu não saberia mais como ajudá-la.
Ela não veio e não aproveitou a chance que eu estava lhe danto e que eu sequer tive, pois eu só fui aprender a estudar por provas quando estava estudando para fazer as provas de concurso na área médica.
Eu passei no vestibular sem estudar por provas antigas dos vestibulares.
Mas porque estou escrevendo isso?
É porque tenho a intenção de ingressar na área de exatas (matemática e física) e provavelmente tudo que escrevi nesse blog e em meus livros serão apenas vaga lembrança como tão distante é as lembranças do modo que eu ajudaria aquela pessoa a passar no vestibular e que hoje não faço mais a menor ideia do que iria lhe ensinar.
Bem, neste blog eu sempre tentei deixar bem distante as minhas mágoas, tristezas, pois achei que em nada ajudaria a vocês que estão começando.
Vendo essas passeatas e as frustrações que parecem se manifestar nesses quebra-quebra de violência, sinto orgulho de mim, pois não fiz desse blog um veículo das minhas tristezas e frustrações.

Felicidades e perseverança no caminho que vocês escolheram trilhar.