Quem corre mais o homem ou a mulher? Quem é mais forte o homem ou a mulher? Quem…?
Perguntas deste tipo tem sido feitas ao longo da jornada humana.
Basta você observar a natureza e verá que a resposta não se resume a um ou outro gênero.
Quem corre mais uma chita fêmea ou um leão macho?
Quem é mais forte uma leoa ou um chita macho?
Quem é mais forte uma tigresa ou uma onça macho?
Você já deve ter visto aqueles cachorros que correm atrás de um coelho eletrônico nas corridas de cachorro. Se observar com mais atenção percebera a semelhança entre o seu biótipo e o biótipo de uma chita.
Ambos possuem um biótipo de velocidade.
Perceba que não é o gênero que lhe responderá quem é o mais forte, o mais veloz, …
Nos seres humanos também existem diferentes biótipos, assim quando ouvia dizer que uma mulher não poderia apitar um jogo de futebol masculino eu arrancava os cabelos de raiva, pois bastaria olhar para as olimpíadas e ver que há mulheres muito rápidas, há outras que correm a maratona,…
E essas mulheres rápidas são mais rápidas que muitos homens.
E as mulheres que correm a maratona conseguem terminar a prova em um tempo melhor que muitos homens.
Estudando epidemiologia, eu percebi que existem muitos fatores atuando não só o genético, mas também culturais, educacionais, níveo-socioeconômico,…
Muitas pessoas ainda relacionam a cor da pessoa a um desempenho atlético sem levar em conta os diferentes fatores que atuaram na vida daquele indivíduo para ele desempenhar aquela atividade. E os diferentes fatores que atuaram em indivíduos de biótipo semelhante, mas de outra cor, que o levaram a percorrer caminhos diferentes e por isso não os vemos se destacar naquela atividade.
Em outra postagem eu já mostrei um chimpanzé branco e um chimpanzé negro. Ambos são chimpanzés, porém um é branco e o outro é negro. (clique aqui para ver)
Dizer que um atleta negro é mais rápido e melhor que um atleta branco apenas por ele ser negro é tão absurdo como dizer que o branco é mais inteligente que o negro, porque a maioria dos cientistas que criaram inventos,… são brancos. Ora, quem fala tal absurdo não está considerando os diferentes fatores sociais que ao longo da história humana colocaram os negros à margem da sociedade lhes negando estudo, bons empregos, ascensão social, política,…
Entre estes fatores que excluíram as pessoas de cor negra do acesso aos meios intelectuais e políticos estão: escravidão, apartheid, baixo poder aquisitivo, preconceitos,…
Vou deixar vocês com uma pergunta: ninguém é insubstituível equivale ao entendimento de que qualquer pessoa pode substituir uma outra que foi demitida tal qual uma porca de parafuso substitui outra porca de parafuso?