e ouvir alguém perguntar: o que a vítima pode ou poderia fazer…?
Tais pessoas repetem um equívoco de praticamente culpar a vítima pela má índole do agressor. Antigamente, culpavam a mulher, vítima de estupro. Era ela que tinha se insinuado, usado roupas provocantes… e olha que isto não faz muito tempo.
Eu acredito que eles fazem tais perguntas a vocês, vítimas de Bullying, porque é muito mais fácil para essas pessoas culparem a vítima do que admitir que falharam ao educar seus filhos ou que foram negligentes e omissos em sua função de educar, etc.
Eu gostaria de dizer a vocês, vitimas de tal estupro social, que vocês tem todo o direito de serem diferentes. E que não é justo que uma sociedade exija que você se transforme em outra pessoa para se defender de tais agressões.
Você tem direito de ser introvertido, ou de ser tímido, ou de ser mais observador e menos falante ou… sem que ninguém lhe agrida por isto.
Eu não acho justo com você mesmo que você que é um pensador passe a frequentar academias, fazendo treinamentos de lutas de defesa pessoal com o objetivo apenas de se defender de agressores tão vis. Para dar-lhes uma lição como nos filmes muitas vezes veiculados na tv e que você já deve ter visto.
Essas pessoas covardes que lhe fazem tais perguntas e indiretamente lhe culpam pelo seu jeito de ser diferente (gordo, gorda, alto, alta, magra, magro,…) estão completamente erradas em seu raciocínio, porque é muito mais fácil culpar a vítima do que reconhecer a própria inação.
Imagine a situação absurda de um bando de hienas cercando a presa para devorá-la. Aí, você pergunta a presa: o que você fez para essas pobres hienas, tão boazinhas, estarem lhe perseguindo. E depois você diz a esta pobre presa: você precisa se transformar em um leão para se defender destas hienas.
Então aquele ser perseguido não tem o direito de ser o que é? Ele precisa se transformar em outro ser que ele não é para só assim conseguir se defender? Mas se assim o fizer, ele também está sendo derrotado, porque ele está perdendo a si mesmo. Deixando de ser o que é.
Estes de pouca visão parecem não querer entender que você e qualquer vítima é uma vítima e não tem culpa da má de educação dos outros que lhe agrediram.
E principalmente: VOCÊ TEM TODO O DIREITO DE SER O QUE VOCÊ É.
E NENHUMA SOCIEDADE TEM O DIREITO DE EXIGIR QUE VOCÊ MUDE O SEU JEITO DE SER PARA FAZER A FUNÇÃO QUE É OBRIGAÇÃO DESSA SOCIEDADE FAZER.
Eu gosto do cavalo e não quero que ele se transforme em um tigre para se defender de um lobo. Eu não quero que todos os cavalos, carneiros, bois,… se transformem em outro ser para se defenderem de tais vilões.
É função do pastor de ovelhas proteger o rebanho do lobo e ele não quer que as ovelhas se transformem em leão para se deferem a si próprias, pois assim deixará de receber a lã e o leite.
É muito fácil para os sem visão culpar a vítima e querer que a vítima mude seu jeito de ser, porque assim eles não precisam mudar o próprio jeito de ser. É mais fácil achar defeito no outro do que olhar para si mesmo e ver os próprios defeitos: omissão, displicência, falta de cuidado, …