quarta-feira, 21 de março de 2012

Será mesmo que a melhor forma de aprender inglês é passar um período estudando em um país de língua inglesa?

Se você vai APENAS com o  ÚNICO objetivo de se tornar fluente no idioma, penso que está cometendo um grande erro. Veja o por quê?

Se você vai para um país europeu estudar, você deveria aproveitar a oportunidade para viajar e enriquecer-se culturalmente, conhecendo cidades (Veneza, Roma, Paris, Athenas,…), visitando seus museus, teatros, pontos turísticos, … observando o estilo de vida das pessoas, seus costumes, as soluções encontradas para os diferentes problemas sociais,…

Se você escolheu ir para os EUA, aconselharia a você ou aos seus amigos que não vão fazer medicina, a procurar a embaixada americana e procurar obter informações:

Nos filmes, vemos que algumas universidades americanas parecem ter visitas guiadas, com guias que explicam seu funcionamento, cursos,…

Assim, por que não procurar se informar sobre as universidades que oferecem cursos, bolsas, para alunos estrangeiros na profissão que você escolheu e assim ir estudar próximo a elas, de modo a poder conhecê-las, visitando-as.

Mesmo que você não tenha a intenção de estudar fora do Brasil, vale a pena visitar tais universidades, observar seus funcionamento, suas instalações, até assistir a algumas aulas se isto for permitido.

E esta dica de visitar a embaixada americana, vale também para quem quer ir para um país europeu. Por que não visitar o consulado ou a embaixada do país escolhido por você e obter informações sobre as universidades desse país, sobre a possibilidade de visitá-las, de assistir a alguma aula como visitante no curso da profissão que você deseja fazer, passar um ou dois dias no campo conversando com seus alunos ou pelo menos fazer uma visita guiada.

Espero que você tenha conseguido entender que ir para um país estrangeiro com o objetivo único de se tornar fluente na língua é um desperdícios de grandes oportunidades.

Na Europa existem transportes turísticos mais em conta, existem cidades onde você pode alugar bicicletas públicas e até carros.

Essas e outras informações (como viagem mais baratas para estudantes, hospedagem mais baratas,…) você também pode e deve perguntar quando visitar a embaixada ou consulado do país que você escolheu e também quando lá chegar aos professores do cursos, orientadores da escola,…

E por favor, lembre-se de que quando você está em um país estrangeiro, você está passando uma imagem para os outros de como são os brasileiros.

Não vá para lá para fazer as besteiras que você não tem coragem de fazer aqui.

E não fuja da polícia. Quem corre da polícia é bandido!

Evite as ocorrências policiais. Se você vê a sua frente uma confusão, uma briga,… não vá lá olhar para ver o que é. Distancie-se da confusão. Andando, sem correr, para não dar a impressão de que está fugindo.

Se quer ir à praia, vá lá primeiro e observe como eles se vestem para ir e o que usam quando lá estão, na areia. Agindo assim, como gato, observando antes de fazer, você evita ofender a cultura local e ser abordado por um policial.

Espero que você possa aproveitar essas dicas e com elas ter ideias para outras que possam lhe enriquecer e abrir seus caminhos futuros.

Respondendo a pergunta do título da postagem:

Na atualidade, com a internet e suas inúmeras possibilidades como a possibilidade de assistir a vídeos no youtube, a sites onde se conversa com pessoas de outros países e a bons cursos on line, acho desnecessário ir a um país estrangeiro APENAS para se tornar fluente no idioma inglês.

Eu já tive notícias de salas de bate-papo onde as pessoas se encontram para conversar no idioma estrangeiro, fazendo paralelamente amigos. E nesse conversar com o falante nativo, vão se tornando fluentes.