eu tenho uma ótima notícia para você. Esqueça-se delas, pois existe uma forma muito mais fácil de encontrar os diferentes níveis de De Lee. (23/07/11 data real da postagem)
Eu tinha a seguinte informação: quando a cabeça encaixa, a apresentação está no nível zero de De Lee. Em toda apresentação cefálica que encaixa não há DCP, isto é, o feto nasce por parto normal.
Com a prática, eu aprendi a reconhecer quando a apresentação estava encaixada e percebi que sempre conseguia colocar dois dedos (indicador e médio) entre a apresentação e o assoalho pélvico.
A partir de então, ficou fácil. Eu colocava os dois dedos e se a apresentação encostasse no indicador, ela estava no ponto zero de De Lee.
Se ela não encostasse, eu movia o dedo indicador para cima e reconhecia o espaço 1cm acima?, 2cm acima?
Se ela estivesse 1 cm acima do meu dedo indicador, De Lee –1.
Se estivesse 2 cm acima do meu dedo indicador De Lee –2.
Se você já sabe ver a dilatação do colo, então já deve estar começando a perceber que não é nada difícil reconhecer os níveis de De Lee por esse método. Em vez de abrir os dedos na horizontal, você os abrirá na vertical com o médio tocando o assoalho pélvico.
Agora para ficar mais fácil, basta você pegar uma régua e medir a distância entre seus dedos. No meu caso dava 5 cm da borda inferior do médio a borda superior do indicador.
Já de uma colega minha, era necessário três dedo o (indicador, o médio e o anelar). Então, ela encostava a borda inferior do anelar no assoalho pélvico e se a apresentação tocasse a borda superior do seu dedo indicador, estaria no nível zero de De Lee.
Vou fazer um desenho para ficar mais claro. Acredite, esses riscos pretos em baixo da esfera são o polegar e o médio em contato com o assoalho pélvico. Desculpe, mas foi o melhor que pude fazer.
Como estudar? Devo ir logo para um hospital fazer estágio? O que é mais importante: estudar as cadeiras da faculdade ou passar noites dando plantão em um hospital? Existem matérias mais importantes? Anatomia é a matéria mais importante para a formação do médico? Essas são algumas das perguntas que responderei para ajudá-lo a obter uma melhor formação profissional.