quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Por que o livro de obstetrícia dizia para se fazer a cesariana do lado esquerdo da gestante?

Embora o livro dissesse para fazer a cesariana do lado esquerdo da gestante, vários médicos, exceto o Dr. Mário, operavam do lado direito. (22/07/11 data real dessa postagem)
Aí, no dia em que fiz a minha primeira cesárea, eu fiz que nem o livro. Lado esquerdo da gestante.
Bom, coloquei minha mãozinha esquerda lá, fazendo a rampa (simulando o assoalho pélvico) e nada.
O médico que deixou que eu fizesse a cesárea deu uma gargalhada, tirou a minha mão e pegou a criança.
O que aconteceu?
Havia um tempo escondido no livro. Um procedimento que o livro não dizia.
Provavelmente, quem disse para se operar no lado esquerdo da gestante era destro.
Logo ele colocava sua mão esquerda dentro do útero, simulando o assoalho pélvico (fazendo uma rampinha), e colocava a palma da sua mão direita no fundo do útero para empurrar o feto.
Para os que operavam do lado direito, isso não fazia diferença, porque na hora de retirar o feto, a anestesista empurrava por trás e por baixo dos campos cirúrgicos a barriga da gestante com as duas mãos, de modo que não precisavam empurrar o fundo do útero com a outra mão. Assim este tempo cirúrgico passava despercebido.
Só que este tempo cirurgico (o pulo do gato) não se encontrava nos livros. E como nós acadêmicos ficávamos atentos aos tempos da cirurgia ,não nos dávamos conta disto ou não fazíamos a conexão e ninguém nos ensinava isto.
Assim, de sacanagem a anestesista não empurrava o feto e você ficava que nem palhaço sem saber como tirar o feto, pois o livro “escondia” este tempo cirúrgico.
Perceba que o melhor procedimento é pedir para o anestesista empurrar, pois ele empurrando a direção da força fica paralela a mesa cirurgica, já se o próprio obstetra for fazer, empurrando o fundo do útero, a direção da força ficará um pouco de cima para baixo e não paralela a mesa.
Se você é como eu que embora destro sou canhoto para dirigir (eu nunca consegui tirar a mão esquerda do volante – aquele vício que muitos motorista tinham de ficar com o braço esquerdo do lado de fora, descansando ou segurando o cigarro, enquanto a mão direita dirigia - eu nunca tive). Eu quando pequeno, ao ficar segurando o guidon da bicicleta com uma mão só, sempre escolhia a mão esquerda para fazer isto, pois se usasse a mão direita, o guidom começava a tremer.
Assim, se for como eu, a melhor opção mesmo é a do livro, pois se o anestesista não empurrar, você usa seu próprio braço direito (o braço de força) para empurrar, enquanto a mão esquerda faz a rampa.
OBS.: A JUSTIFICATIVA ACADÊMICA PARA O OBSTETRA OPERAR DO LADO ESQUERDO, EU NÃO ME LEMBRO. MAS NÃO É O OBJETIVO DESTE BLOG ENSINAR OBSTETRÍCIA A NINGUÉM E SIM MOSTRAR O QUE APRENDI NA PRÁTICA E QUE NÃO SE ENCONTRAVA ESCRITO NOS LIVROS.