Se ouviu e foi direcionado a você, quero lhe dizer que burro é quem fez tal comentário, pois o vestibular não mede a inteligência.
Vestibular é um concurso que visa excluir, eliminar, pois existe um número limitado de vagas.
Vestibular é um concurso que visa excluir, eliminar, pois existe um número limitado de vagas.
O vestibular não é um concurso que objetiva descobrir todos aqueles que estão preparados para cursar a faculdade na qual se inscreveram, pois, no modelo atual, não existem vagas para todos.
Existem muitas pessoas que não passam no vestibular na primeira tentativa, por inúmeras razões, e que poderão vir a ser um profissional melhor do que outro que passou na primeira tentativa.
Talvez você esteja pensando: ele está falando isso, porque não passou de primeira.
Não é verdade! Eu estou falando isso, porque existem inúmeros fatores que atuam na vida das pessoas impulsionando-as ao sucesso ou ao fracasso.
Um destes fatores é o bom professor. Quem teve acesso a um bom professor, com certeza terá mais chances naquela matéria do que outro aluno cujo professor era ruim.
Alguém cujo professor lhe ensinou [as oxítonas terminadas em a, e, o, em e ens serão acentuadas e que as paróxitonas não serão acentuadas quando terminadas em a, e, o, em, ens ] acertará muito mais facilmente as questões de português do que outro que teve que ficar decorando todas aquelas regrinhas de acentuação.
Pois se lembrarmos que todas as proparoxítonas são acentuadas, então essa regrinha prática acaba com quase todas as nossas dificuldades na acentuação. Logicamente ao escrevermos uma redação não teremos erro na acentuação.
Fora o tempo de estudo que se ganha, pois ao invés de ficarmos decorando todas aquelas regrinhas, estaremos estudando outros assuntos que com certeza nos darão mais pontos em outras questões da prova.
Isso sem falar na confiança que teremos ao estudar, pois a língua portuguesa deixará de ser aquele bicho de sete cabeças.
Talvez você esteja se perguntando: e palavras como ideia e joia, como saber se são acentuadas.
Basta lembrar da regrinha prática: Pará, cajás, (oxítonas terminada em a, seguidas ou não de s); para (paroxitona terminada em a não acentua)
Separe a sílaba:
- i-dei-a (na prática, funciona como uma paroxítona terminada em a)
- joi-a e joi-as (também, na prática, funciona como uma paroxitona terminada em a seguida ou não de s)
Outra regrinha prática que muito me ajudou na pontuação, foi esta: a frase é composta de SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO.
Não se separa sujeito de verbo nem verbo de complemento.
Logo, se você escrever algo entre o sujeito e verbo, esta palavra ou grupo de palavras deverá ficar entre vírgulas, pois o sujeito não pode ficar separado do verbo.
- Ontem, eu fui ao cinema.
- Eu, ontem, fui ao cinema.
- Na semana passada, eu fui ao cinema.
- Eu, na semana passada, fui ao cinema.
O mesmo vale para o verbo e seu complemento. Se você escrever algo entre o verbo e o complemento, basta colocar entre vírgulas.
Você talvez não tenha percebido, mas a ordem direta da frase SUJ + VERBO + COMPL seria: Eu (suj) fui (verbo) ao cinema (compl), ontem.
Como eu coloquei o ontem na frente do sujeito, eu usei a vírgula.
Pode parecer que isto não ajuda, mas essas simples regrinhas práticas lhe dão uma confiança que você passa a sentir mais facilidade ao estudar a língua portuguesa, de modo que progressivamente o aprendizado vai ficando mais fácil.
Mas eu falei em inúmeros fatores. Então vamos lá.
- quem mora perto da escola se desgasta menos e consequentemente terá mais tempo para estudar e aprender do que outro que mora longe e que tem de pegar duas conduções, muitas vezes perdendo tempo com motoristas que se recusam a parar o ônibus para pegar estudantes que não pagam. (isso já foi mostrado em reportagem jornalistica).
- um aluno que mora em uma casa melhor onde tem um local adequado de estudo, aprenderá mais do que outro que quando estuda tem seus irmãos ouvindo rádio alto, vendo tv, fazendo bagunça, etc
- etc.
Existe uma enorme quantidade de fatores, conhecidos e desconhecidos, que levam a um melhor rendimento sem que esse melhor rendimento possa justificar a afirmativa muitas vezes difundida de que aquela pessoa seja mais inteligente.
Também não vamos aqui cair na idiotice de dizer que aqueles que tem um alto rendimento só o tiveram, porque tiveram ótimas condições de estudo. Tirar o valor de alguém é imperdoável.
Algumas pessoas olham para o carro, as roupas da pessoa e daí já diagnosticam: esse daí tem boas condições de vida, só não vence se não quiser. Sem levar em consideração que existem inúmeros outros fatores que podem atrapalhar:
- o ambiente familiar: um pai que bebe e chega querendo bater na esposa, nos filhos, deixando esse estudante estressado, preocupado, sem condições de aprender.
- e outros fatores.
Mas as pessoas na sua inveja, no seu diagnóstico fácil, já começam a rotular: que carrão…
Alguns podem estar pensando: “então eu não tenho chances, pois tenho de pegar dois ônibus,…”
É justamente o contrário, quando você sabe quais os fatores que estão atrapalhando o seu aprendizado, basta exterminá-los, quando possível, ou driblá-los.
Veja bem, você sai cansado da faculdade e ainda tem de pegar um ônibus superlotado. Aí quando chega em casa só pensa em um banho e cama.
Uma das possibilidades de quem mora longe da faculdade e tem de pegar um ônibus superlotado é procurar uma alternativa perto da faculdade onde você possa estudar. Uma casa de um amigo ou parente, uma biblioteca ( a própria biblioteca da faculdade pode ser a solução).
Assim, em vez de sair correndo para casa, se estressando para chegar logo e estudar, você estuda antes, na biblioteca, na casa do amigo, do tio, no jardim do parque, etc.
Quando dá a hora que você sabe que os ônibus não estão mais aquele sufoco, você para de estudar, pega o seu ônibus e volta tranquilo para casa.
O que estou tentando mostrar a você é que ao saber qual o fator que o está prejudicando, você pode buscar alternativas de eliminá-lo ou pelo menos de diminuir o seu efeito ruim.
Assim, se você mora em uma casa pequena onde não tem um ambiente adequado de estudo, uma alternativa é você pegar seu cd de músicas instrumentais e tocá-lo com um fone em seu ouvido. Desse modo a música abafará o ruído externo e você conseguirá aprender mais fácilmente.
E por que instrumental? Para que você não fique disperso tentando fazer duas coisas ao mesmo tempo: entender a letra da música e estudar.
Vou parando por aqui, pois o texto já está muito grande. Um abraço e bons estudos.