quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

17 dicas importantíssimas para aplicar uma injeção

bisel da agulhabisel

Acima você pode ver o bisel da agulha que aqui vamos chamar de buraco da agulha para não deixar nenhuma dúvida em ninguém.



Este orifício, isto é, este buraco deve sempre, eu disse sempre, estar voltado para a pele do paciente em qualquer injeção, eu disse qualquer injeção, que você vier a aplicar.

E por que é importante que o buraco esteja voltado para a pele do paciente?

Para evitar embolia.

Vejamos:

Antes de aplicar a injeção a pele do paciente estará íntegra: _____

Quando você introduz a agulha, fará um orifício na pele que

ficará assim: ___ ___

Percebeu que existe um espaço na pele, vamos usar uma lente

de aumento: ___ ___

Ao introduzir a agulha, esta primeira parte se elevará e a segunda parte
abaixará: //

Use um pouco da imaginação para entender, pois estou limitado ao teclado do computador. Por isso tentei usar um programa de desenho para inclinar mais a pele para ficar mais próximo ao que acontece na realidade. Veja a imagem abaixo.

image

A agulha será introduzida neste orifício. Se o bisel estiver voltado para cima, isto é, se o buraco da agulha (o orifício) não estiver voltado para a pele do paciente, esta parte anterior da pele que se elevou poderá entrar dentro do orifício (do buraco) da agulha e ser carregado para dentro do corpo do paciente.

E quando você injetar o medicamento, além do medicamento estará injetando este pedacinho de pele que o orifício carregou.

E este pedacinho de pele além de ser um corpo estranho (um êmbolo) tem bactérias (flora normal da pele), sujeiras (poluição atmosférica, poeira,…) que pode não ter sido totalmente limpa.

Assim, se você fez uma injeção intravenosa com o buraco voltado para cima, você poderá estar provocando uma embolia.

Que pode ser até uma embolia séptica, caso este pedaço de pele esteja carregando algumas bactérias.

Outro ponto importantíssimo, é sempre retirar o ar antes de aplicar a injeção, pois se não o fizer estará injetando ar: embolia gasosa.

Aí você pensa, mas se for injeção intramuscular não tem problema.

Errado! Se você injeta no músculo um corpo estranho, vai haver toda aquela resposta inflamatória em torno daquele corpo estranho. E se esta pele estiver carreando bactérias, poderá haver uma infecção local com fascite que pode ser muito difícil de tratar além de ser muitíssimo dolorosa.

Se você injeta ar junto com o medicamento numa injeção intramuscular, é só se lembrar que ali não tem espaço e se além do espaço do medicamento você ainda está jogando ar dá pra você imaginar as consequências dolorosas,...

Abaixo a forma errada de aplicar uma injeção. Clique na figura se quiser ler.

Recomendo assistir ao vídeo que está na página cateter nasogástrico onde poderá aprender a técnica de inserção de um cateter nasogástrico.