terça-feira, 30 de novembro de 2010

O melhor conselho que eu posso dar a quem deseja fazer obstetrícia é:

(19/07/2011 data real da postagem)
deem atenção àqueles mais velhos.
Estou me referindo principalmente a acompanhamento pré-parto e ao parto normal.
E por que estou dizendo isto?
Por que a minha geração pegou uma época onde as aparelhagens médicas estavam começando a serem inventadas e aperfeiçoadas. E, no meu entendimento, começaram a desprezar as práticas semiológicas, acreditando que essas novas tecnologias as substituiram.
Assim há o risco de conhecimentos muito importantes, aprendidos com a prática obstétrica, serem perdidas com a morte dos obstetras mais velhos.
Por isso se você tiver um caso mais complicado, havendo um médico obstetra mais antigo no seu plantão, não hesite em pedir que ele examine a gestante, pois pode acontecer dele conhecer alguma manobra que não está escrita nos livros de obstetrícia e assim lhe ajudar a sair da enrascada.
E embora eu seja totalmente contra a prática de usar parteiras na maternidade. No caso do seu estado usar parteiras na maternidade, não hesite em pedir ajuda a uma parteira mais experiente, quando um acompanhamento pré-parto estiver mais complicado. Vença seu orgulho e peça a ela para examinar, pois os anos de prática dela podem ter lhe dado um certo conhecimento desconhecido pelos demais.
Antes de continuar, gostaria de deixar claro que a internação, a assistência pré-parto e fazer o parto deveria ser exclusividade do médico obstetra. Essa é a minha opinião.
Médico obstetra que fica sentado na sala dos médicos esperando a parteira ou o acadêmico chamarem em alguma complicação, para mim não é obstetra. É criminoso. Essa é a minha opinião.
Para mim, o ministério da saúde ou o Conselho Regional de Medicina deveria dar um jeito de ouvir esses médicos obstetras mais antigos e colocar esses conhecimentos adquiridos na prática obstetra deles em um pequeno manual de prática obstétrica de modo a que tais aprendizados não se percam com a morte deles. E é por pensar assim que estou criando esse novo marcador (obstetrícia) onde postarei o pouco que aprendi.
Outro conselho que posso lhes dar é que observem eles trabalhando, pois só assim aprenderão. Eles não são professores e em geral não sabem ensinar. Eles sabem fazer e ao vê-los fazer, vocês aprendem.
O que estou querendo dizer é que muito provavelmente, vocês só conseguirão aprender tais ensinamentos se chegar algum caso complicado que eles saibam e vocês se dirigirem a eles para pedir ajuda.