terça-feira, 8 de março de 2011

5 Um erro que cometi nos dois primeiros anos de faculdade…

foi o de não confiar nos meus cadernos.

Se a memória não me falha – faz mais de 25 anos – alguns professores não gostavam da gente ficar copiando as aulas e reclamavam, de modo que eu cheguei até a parar de copiar e ficar só prestando atenção nas aulas.
Quando chegaram as provas lá fui eu ler aquela quantidade enoooorme de páginas…
Os livros das cadeiras básicas não são, como no 2º grau, especifícos para o curso médico. De modo que eu me vi totalmente sem rumo.
E no final do ano, quando chegaram as provas finais e tive que estudar toda a matéria dada no ano em cada cadeira… desespero!
Só no 2º ano de faculdade, na cadeira de parasitologia, foi que eu comecei a aprender a confiar no meu caderno. Nela, os professores falaram que o que importava era o que eles ensinavam na aula. Apesar dessa orientação, eu ainda precisei baixar a minha média final para aprender, pois na última prova do ano não confiei no meu caderno e estudei apenas pelo livro.
Em cada aula o professor aborda os tópicos mais importantes sobre o assunto daquela aula.
Assim, você deve usar a aula como roteiro para estudar aquele assunto no livro.
Você não sabe o que é importante e se for como eu que achava que até as letrinhas miudinhas eram importantíssímo…
Guiando-se pelo roteiro aula você lê o livro e chegando nos tópicos falados em aula você lê mais atenciosamente e vê se há alguma coisa a acrescentar ao seu caderno, transformando assim o seu caderno em uma apostila.
Se você tiver a mesma dificuldade que eu tinha de resumir e ficar querendo copiar o livro para o caderno, a dica anterior vai lhe ajudar muito. Acrescente apenas sobre os tópicos que o professor abordou na aula.
Guie-se pelo resumo do professor – a aula.
E, no máximo, escolha dois tópicos extras que você leu no livro e não foi abordado na aula. Fazendo isto, você está aprendendo a discernir o que é mais importante.
Se quando fizer a prova, for pedido alguma coisa que você leu no livro e não escolheu, apenas volte ao livro, leia de novo e acrescente a sua apostila, isto é, ao seu caderno.
Confie em você, progressivamente você irá aprendendo a discernir o que é mais importante.