quinta-feira, 10 de março de 2011

3 Quando não dar plantão?

Você só deve pensar em fazer algum plantão depois que você tiver cursado a cadeira de Semiologia, porque é nela onde você aprenderá a fazer uma anamnese e a examinar o paciente.

A anamnese são aquelas perguntas que o médico faz antes de examinar o paciente: nome, idade,… queixa principal que é o sintoma ou sinal que leva o paciente a procurar o médico. Por exemplo: dor de cabeça, dor no peito, falta de ar, cansaço, etc.
Você descobrirá que existem tipos de dores diferentes: dor em queimação, em pontada,…
E o exame físico propriamente dito se faz com a INSPEÇÃO, PALPAÇÃO, PERCUSSÃO E AUSCULTA.
A inspeção nada mais é que olhar com atenção para o corpo do paciente procurando por algum sinal: veia dilatada no pescoço, lesão na pele, edema que é o popular inchaço,…
Na palpação você irá usar as suas mãos para examinar e descobrirá que existem diferentes técnicas de palpação: técnica para palpar o fígado e verificar se está aumentado, se é duro ou macio,… outra técnica palpa o baço…
Na percussão você usa os dedos para produzir um som (como se o dedo fosse uma baqueta de tambor) e perceber diferenças entre um local preenchido por líquidos, por ar,…
E finalmente na ausculta, que é a ultimo exame a ser feito, você finalmente vai usar o seu estetoscopiozinho.
Em geral a SEMIOLOGIA só é administrada no terceiro ano da faculdade. Logo é só a partir do quarto ano de medicina que você deveria começar a pensar em fazer algum plantão.
Em vez de se preocupara em dar plantão, eu aconselho você a reler os cadernos de fisiologia e bioquímica. Que junto com a Semiologia compõem as três mais importantes matérias do curso de formação do médico profissional.
Quem for bom em FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E SEMIOLOGIA dá um enorme passo para ser um EXCELENTE MÉDICO.
E se ainda tiver tempo (e só mesmo se tiver tempo livre) procurar algum cursinho básico prático de primeiros socorros onde você pode aprender a fazer uma massagem cardíaca, uma manobra para desobstruir a traqueia (paciente que se engasgou com comida,…),…