sexta-feira, 18 de maio de 2012

Antes que eu seja mal compreendido

Vocês devem ter lido ou visto nos telejornais a resposta do ministro dos esportes àquele que disse que o Brasil merecia um pontapé na bunda para acordar…
Assim, antes que eu fale demais e dê, sem querer, um pontapé na bunda de alguém, estou encerrando as postagens neste blog.
Eu tenho plena consciência que eu não sou mais do que aquele beija-flor que ia no rio e pegava gotinhas de água com o bico para jogar no incêndio.
Com esse blog, eu não tive nenhuma pretensão em achar que alguém o leria e a partir dele faria modificações na saúde, no ensino das faculdades,…
Quis apenas mostrar a vocês, estudantes de medicina, um caminho a trilhar.
Se você que está lendo este blog tiver a ideia de, no futuro, fazer algo semelhante, aconselho a anotar as dicas que você acha que poderia ser útil aos outros estudantes desde já, pois eu tentei me lembrar de várias coisas que eu fazia para estudar e já não consigo me lembrar.
Por exemplo, eu me lembro que sempre que ia estudar para prova eu escolhia uma sequência de temas, de modo que quando eu estudasse o seguinte eu estava fazendo uma revisão do anterior ou que o primeiro me desse entendimento para o seguinte.
É difícil me lembrar e dar exemplos para vocês, porque já faz mais de trinta anos.
Mas só para dar uma ideia: como eu fiz as cadeiras de pneumologia e cardiologia na mesma época, ao estudar eu lia primeiro edema pulmonar e depois estudava insuficiência cardíaca que uma das consequências é causar edema pulmonar. É o mais perto que eu pude chegar das minhas táticas.